Pintar Para Ser Livre - Juliana Batista Faria

 

Juliana Batista Faria 

apresenta

Pintar Para Ser Livre

"Sou Juliana, professora no CP, mas em minha vida pessoal gosto de fazer muitas outras coisas além de ensinar matemática, como dançar, musicar, escrever e pintar. A pintura é algo que, até antes de fazer uma longa viagem para fora do nosso país, eu jamais tinha ousado fazer, embora meu amor por ela já se mostrasse bem palpitante todas as vezes em que eu visitava um museu. Ah! São incontáveis as vezes em que eu sonhei entrar em uma pintura e ficar lá dentro, me misturando com aquelas cores e formas! Um belo dia, em 2016, em Buenos Aires, fui presenteada com um Kit de tintas e pincéis. Na mesma noite, comecei a pintar em papel. Pinturas feitas do meu jeito, com traços livres, sem preocupação com técnica alguma. Desde a primeira pincelada, meu sonho começou a se realizar, só que às avessas: a pintura começou a entrar dentro de mim e a mexer com as minhas emoções, transformando tristezas, raivas, medos e frustrações em alegria, amor, coragem e realização... Tudo foi se invertendo... E comecei a ver que o meu corpo podia, através da pintura, transitar entre sentimentos opostos e aprender a viver melhor, experimentando a liberdade de maneira bem cuidada e bela. Eu mal sabia que aquela primeira tinta (acrílica) gostava mesmo era de uma tela e que o papel era amante de uma outra tinta: a aquarela... O dia em que eu descobri que eu podia trocar essas tintas de lugar foi melhor que chocolate!!! E nunca mais parei de pintar... Nunca mais deixei de ser Juli, pintora no meu lar."











OBRAS:

1. Pele. Da série Colóquio. Buenos Aires. 2016. Acrílico. Papel. 24cm x 33,3cm.
2. Tilcara. Da série Regalos. Buenos Aires. 2016. Acrílico. Papel. 24cm x 13,4cm.
3. Naufrágio. Buenos Aires. 2016. Acrílico. Tela. 20cm x 29,5 cm.
4. La novia de la tierra. Da série Regalos. Buenos Aires. 2017. Acrílico. Papel. 24cm x 33,3cm.
5. O baile. Buenos Aires. 2017. Acrílico. Tela. 20cm x 29,5 cm.
6. Minha alma beija-flores. Belo Horizonte. 2018. Acrílico. Tela. 50cm x 39,7 cm.
7. Rejeito. Belo Horizonte. 2019. Guache. Papel. 35cm x 27cm.
8. Árvores. Belo Horizonte. 2019. Aquarela. Papel. 19,2cm x 14,2 cm.
9. Folhas. Belo Horizonte. 2019. Aquarela. Papel. 11cm x 13 cm.
10. Natureza. Da série Linhas. Belo Horizonte. 2019. Guache. Papel. 35cm x 27cm.
11. Conexão. Da série Corona. Belo Horizonte. 2020. Aquarela. Papel. 35cm x 27cm.