A ARCA DO LIXO na Escola de Belas Artes


Condução: Prof. Dr. Roberson de Souza Nunes
Colaboradores: Monitor Gustavo Luiz Andrade de Oliveira
                                 Monitor Fabrício Trindade
                                 Design de Moda Renata Alice
                                 Monitor Guilherme (Núcleo de Geografia)
                                 Monitor Bruno (Núcleo de Biologia)

Elenco: Alunos do GTCP (Grupo de Teatro do Centro Pedagógico da UFMG)
Local: Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG (EBA/UFMG)
Dia: 19/11/2013
Horário: 11:00hs
Realização: Programa "Encontros com Arte" do Núcleo de Arte do Centro Pedagógico da UFMG
Produção: Gustavo Luiz Andrade de Oliveira, Fabrício Trindade e Prof. Ricardo Carvalho de Figueiredo (PIBID Teatro) e Prof. Roberson Nunes (CP/UFMG).



Para fechar com "chave de ouro" as apresentações do espetáculo A ARCA DO LIXO no ano de 2013, fizemos uma última récita no Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG às 11hs do dia 19 de novembro. Integrando a programação da Semana de Arte da Escola Municipal Aurélio Pires fomos convidados pela coordenação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Teatro, coordenado pelo Prof. Ricardo Carvalho de Figueiredo, a apresentar a nossa peça para os alunos do Ensino Fundamental desta escola dentro do campus Pampulha UFMG, especificamente na EBA, proporcionando uma experiência de fruição artística e pedagógica ao estimular a ida ao teatro pelos discentes e apreciação de um espetáculo, além, é claro, de mostrar que todos são capazes de praticar a linguagem teatral. 



Fotos: Luiza Laje



A GRANDE CONFUSÃO



Data: 06/12/2012

Local de produção: Centro Pedagógico da UFMG
Turma: 1º B
Alunos: Adrian Rubens, Arthur Ferreira, Beatriz Azevedo, Bernardo Henrique, Camila Will, Emamanuel Victor, Ester Pedrosa, Gabriel Lucas, Henrixander de Almeida, Iara Ribeiro, Isadora Fantinny, Larissa Nunes, Maria Eduarda Guimarães.
Produção: Prof. Marilza Dutra (disciplina Artes Visuais)
Colaboradora: Vanessa (estagiária PIBID Artes Visuais da FAE/UFMG)
Consultoria, fotografia e montagem: Marcos André Penna Coutinho
Realização: Programa "Encontros com Arte" do Núcleo de Arte
Apoio: PAIE/PROEX/UFMG

Este foi um trabalho foi realizado no ano de 2012 como produção audiovisual coletiva da turma do 1º ano B da disciplina de Artes Visuais, ministrada pela Prof. Marilza Dutra das Mercês, do Centro Pedagógico da UFMG. A animação "A Grande Confusão" foi um grande sucesso neste ano, e ainda continua sendo hoje, por isso, a pedidos de alunos, pais, direção e professores do CP, estamos repostando o exercício artístico desses alunos brilhantes.
A animação digital em stop-motion "A Grande Confusão" foi fruto de experimentações em uma técnica de animação quadro a quadro utilizando massinha de modelar pelas crianças. Os alunos criaram os personagens e o enredo (historinha), e em um trabalho colaborativo, com o auxílio da estagiária Vanessa, PIBID Artes Visuais, e fotografia de cada quadro por Marcos André Penna Coutinho, as crianças deram vida e movimentação aos seus bonequinhos.
Posteriormente os quadros fotografados foram montados em uma película cinematográfica , dando a impressão de movimento. Foi onde os alunos acrescentaram efeitos sonoros e música.




Ou confira o vídeo no link do youtube abaixo:

Espetáculo de dança Cícero


Data: 08/11/2013
Local: pátio central do Centro Pedagógico da UFMG
Horário: 13h40min
Organização e Curadoria: Prof. Jaqueline Calazans, Prof. Alba Vieira e Prof. Roberson de Sousa Nunes
Produção: Núcleo de Arte do Centro Pedagógico e Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Coordenação: Professor Roberson de Sousa Nunes.
Colaboradores: Fabrício Trindade, Gustavo Luiz Andrade de Oliveira, Programa Segundo Tempo, Núcleo Básico, Setores de Serviços Gerais, Informática, Almoxarifado do Centro Pedagógico e Direção do Centro Pedagógico da UFMG.
Realização: Programa "Encontros com Arte" do Núcleo de Arte
Apoio: PAIE/PROEX/UFMG



Estruturo-me durante a busca. 
Ouso me tornar descobridor do que escondo, 
em extremos completamente opostos.
 Si será o bastante? Lugares não completam.
 Como qualquer
 Si será/ Sicerô/ Cícero, 
cá estamos em andanças infindas... vendo-se em
 tudo, encontrando-se em nada.

Intérpretes-criadores: Cibelle Santos, Rayane Oliveira, Rebeca Lima, Ricarlos França e Sirlane Silva.
Direção: Ana Lidia Ferreira e Alba Vieira.
Músicas: Yann Tiersen e Parov Stelar.



  
  


Fotos: Gustavo Andrade



Exposições de Artes Visuais: Do continente chamado: eu e Arte postal e suas poéticas


Período: De 21 de outubro a 21 de novembro de 2013
Local: Biblioteca Central da UFMG (exposição Do continente chamado: Eu) e Biblioteca do Coltec ( exposição Arte postal e suas poéticas)
Organização e Curadoria: Prof. Marilza Dutra das Mercês, Projeto "Biblioteca Viva", bibliotecária Cláudia Grossi e PIBID Artes Visuais
Produção: PIBID Artes Visuais, Núcleo de Arte do Centro Pedagógico, Coltec e FAE/UFMG.
Coordenação: Professora Marilza Dutra das Mercês.
Apoio: PAIE/PROEX/UFMG





Duas exposições, coordenadas pela Prof. Marilza Dutra das Mercês, do Centro Pedagógico da UFMG, e que acontecem durante o período de 21 de outubro a 21 de novembro de 2013, são frutos do Programa de Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) em Artes Visuais, em parceria com o Centro Pedagógico (CP/UFMG) e o Colégio Técnico (COLTEC). As exposições são um convite ao deleite e à autorreflexão pelo público convidado, e tem entrada franca: "Do continente chamado: Eu" e "Arte Postal e suas Poéticas", respectivamente apresentadas na Biblioteca Central da UFMG e na Biblioteca do Coltec.


DO CONTINENTE CHAMADO: EU


Em "Do continente chamado: Eu",  que acontece no segundo andar da Biblioteca Central, encontramos retratos e autorretratos de sujeitos-artistas, misturado a cores, linhas e muita imaginação! Essa mostra vem justamente do resultado do projeto "Retratos e Autorretratos" e que busca a relação das crianças com a autoimagem, fortalecendo e desenvolvendo a construção de uma identidade pelo viés artístico das artes visuais.


  


ARTE POSTAL E SUAS POÉTICAS 

Já na mostra "Arte Postal e Suas Poéticas", que acontece no Colégio Técnico da UFMG, resultado do projeto "Relatos de Experiência" do PIBID Artes Visuais, da Faculdade de Educação da UFMG, e em parceria com o Coltec, tem o objetivo de despertar uma reflexão sobre a imagem  e a identidade, através da união entre as linguagens das artes visuais, da fotografia e da literatura, com a proposta de ressignificar e/ou expor os cartões postais, correspondências trocadas pelo correio, como meios de expressão artística.

  
  


 Fotos: Jornalista Carla Pedrosa - coordenadora da Divisão de Comunicação da Biblioteca Universitária





A ARCA na FEBRAT 2013


Condução: Prof. Dr. Roberson de Souza Nunes
Colaboradores: Monitor Gustavo Luiz Andrade de Oliveira
                                 Monitor Fabrício Trindade
                                 Design de Moda Renata Alice
                                 Monitor Guilherme (Núcleo de Geografia)
                                 Monitor Bruno (Núcleo de Biologia)
Elenco: Alunos do GTCP (Grupo de Teatro do Centro Pedagógico da UFMG)
Local: Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG
Evento: Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas 2013 (FEBRAT 2013)
Dias e horários: 22/10/13 às 10hs e 23/10/13 às 13hs
Realização: Núcleo de Arte do Centro Pedagógico da UFMG
Produção: Gustavo Luiz Andrade de Oliveira, Fabrício Trindade e Prof. Dr. Roberson Nunes.






A segunda temporada da A ARCA DO LIXO, após sua estréia oficial em setembro de 2013 no Auditório da Reitoria da UFMG, foi no próprio Centro Pedagógico da UFMG no evento da FEBRAT (Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas).


A feira reuniu muitos alunos, professores, pais e convidados das mais diversas instituições de ensino público e privado, tanto de Minas Gerais, quanto de outros estados brasileiros. Em suas estandes, os alunos mostravam e explicavam suas pesquisas nas mais variadas áreas de conhecimento: exatas, humanas, biológicas e etc, sempre respaldadas por um professor/coordenador, demonstrando profunda dedicação nos estudos desenvolvidos. E o público pode conferir toda essa produção de conhecimento!


Produção de conhecimento também gerada e celebrada pela apresentação do espetáculo A ARCA DO LIXO que encontrou, por sua vez, interfaces em algumas pesquisas apresentadas, além de mostrar a sua própria pesquisa dentro da linguagem teatral.

 


Fotos: Luiza Laje