Exposições de Artes Visuais: Do continente chamado: eu e Arte postal e suas poéticas


Período: De 21 de outubro a 21 de novembro de 2013
Local: Biblioteca Central da UFMG (exposição Do continente chamado: Eu) e Biblioteca do Coltec ( exposição Arte postal e suas poéticas)
Organização e Curadoria: Prof. Marilza Dutra das Mercês, Projeto "Biblioteca Viva", bibliotecária Cláudia Grossi e PIBID Artes Visuais
Produção: PIBID Artes Visuais, Núcleo de Arte do Centro Pedagógico, Coltec e FAE/UFMG.
Coordenação: Professora Marilza Dutra das Mercês.
Apoio: PAIE/PROEX/UFMG





Duas exposições, coordenadas pela Prof. Marilza Dutra das Mercês, do Centro Pedagógico da UFMG, e que acontecem durante o período de 21 de outubro a 21 de novembro de 2013, são frutos do Programa de Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) em Artes Visuais, em parceria com o Centro Pedagógico (CP/UFMG) e o Colégio Técnico (COLTEC). As exposições são um convite ao deleite e à autorreflexão pelo público convidado, e tem entrada franca: "Do continente chamado: Eu" e "Arte Postal e suas Poéticas", respectivamente apresentadas na Biblioteca Central da UFMG e na Biblioteca do Coltec.


DO CONTINENTE CHAMADO: EU


Em "Do continente chamado: Eu",  que acontece no segundo andar da Biblioteca Central, encontramos retratos e autorretratos de sujeitos-artistas, misturado a cores, linhas e muita imaginação! Essa mostra vem justamente do resultado do projeto "Retratos e Autorretratos" e que busca a relação das crianças com a autoimagem, fortalecendo e desenvolvendo a construção de uma identidade pelo viés artístico das artes visuais.


  


ARTE POSTAL E SUAS POÉTICAS 

Já na mostra "Arte Postal e Suas Poéticas", que acontece no Colégio Técnico da UFMG, resultado do projeto "Relatos de Experiência" do PIBID Artes Visuais, da Faculdade de Educação da UFMG, e em parceria com o Coltec, tem o objetivo de despertar uma reflexão sobre a imagem  e a identidade, através da união entre as linguagens das artes visuais, da fotografia e da literatura, com a proposta de ressignificar e/ou expor os cartões postais, correspondências trocadas pelo correio, como meios de expressão artística.

  
  


 Fotos: Jornalista Carla Pedrosa - coordenadora da Divisão de Comunicação da Biblioteca Universitária