Partindo
da Teoria da Deriva, de Guy Debord e das estratégias de Soundwalking, de
Hidelgard Westerkamp, foram concebidos capacetes e instrumentos para “derivas
sonoras”, que atuaram como dispositivos de escuta, filtrando e alterando a
relação com os sons ambientais. Essa alteração, proporcionada pelo capacete, fez
com que a audição ocupasse a centralidade da percepção, possibilitando assim o
deixar-se levar pela experiência auditiva, numa tentativa de se estabelecer
outras formas de circulação e fruição dos sons ambientais. Esta atividade foi
apresentada, envolvendo bolsistas do PIBID, na XVIII Semana da Graduação da
UFMG, em outubro de 2014.
Data: 27 a 31/10/2014
Local: FaE UFMG e imediações
Local: FaE UFMG e imediações
Horário: 09h
Público-Alvo:
Todos os alunos do 1o Ciclo do
CP/UFMG
Organização e Curadoria: Professores Evandro Menezes e Paulo Henrique Pinto Coelho
Organização e Curadoria: Professores Evandro Menezes e Paulo Henrique Pinto Coelho
Produção: Núcleo de Arte do
Centro Pedagógico da UFMG
Colaboradores: Setor de Serviços Gerais do CP e Setor de Segurança da UFMG
Colaboradores: Setor de Serviços Gerais do CP e Setor de Segurança da UFMG
Realização: "Encontros com
Arte" do Núcleo de Arte
Apoio: Professor Marco Scarassatti
(FAE/UFMG).