Estréia do Palco Aberto #EmCasa! 11/06/2020




Olá pessoal! 
É com muito prazer que apresentamos para vocês os videos inscritos
 na primeira semana do nosso Palco Aberto #Em Casa.
Adoramos ver um pouquinho da nossa grande turma do CP, mesmo que virtualmente. 
Tem um pouco de tudo: música, dança, bordado, e claro, muitas carinhas conhecidas!
Ao longo do dia, faremos várias postagens com as obras que recebemos ao longo da última semana. 

Vamos subir no nosso palco com a gente!?
Aguardamos ansiosos a sua inscrição. 
Um abraço bem apertado.



 Nona sinfonia - Miguel Britto
O Miguel mandou pra gente um vídeo dele tocando a Nona Sinfonia da Obra de Bethoven, gravado pela sua mãe! 
Olha como ficou legal 😀





Casinha em Lavras Novas, MG ou "Eu quero morar, numa casinha feita à mão" - Álida Angélica; ex-professora de Geografia do CP, atualmente professora da FAE/UFMG, tia e madrinha de Sarah Amaral, estudante do primeiro ano do Centro Pedagógico.

Menos de um mês antes do início da pandemia, resolvi realizar algumas atividades que me deixassem um pouco mais leve. Decidi começar pelo bordado. Fui ao centro de BH, lugar que gosto muito, em plena Praça Sete, e comprei um monte de "coisinhas". Enchi uma caixa, tal qual criança com seus brinquedos! Avancei por alguns tutoriais do Youtube, vi fotografias lindíssimas no Instagram e lembrei-me do que já sabia. Minha mãe é costureira e tem irmã, primas e outras parentes também afeitas à lida com tecidos, agulhas e linhas. De ver, ouvir e fazer, herdei alguns saberes e, agora, durante o período de distanciamento social, eles estão me ajudando a manter algum equilíbrio. Ajudam-me no exercício da paciência, da concentração, nas reflexões sobre a urgência de outros tempos, como ensina o geógrafo Milton Santos: "a força dos fracos é seu tempo lento". A fotografia enviada é inspirada em um lugar para o gosto muito de viajar com meu marido: Lavras Novas, distrito de Ouro Preto - MG. Para elaborar e bordar, revisitei algumas fotografias de viagem, fiz um passeio virtual pelo Google Street View, fiz o desenho em um papel e transferi para o tecido (“no olho”, pois não consegui comprar papel carbono) e comecei os trabalhos. Enquanto trocava as linhas, era acompanhada ora pelo silêncio, ora por um filme já visto, que ficava rodando e "fazendo barulho" no celular, ora por algumas músicas, dentre as quais a música "Casa na floresta", do cantor Nanan, que me lembra meus estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMG, com quem a aprendi. Por vezes, também era acompanhada por opiniões pontuais do marido, a quem perguntava: "será que isso está parecendo uma escada? Como posso arrumar, hein?". Este foi um bordado emoldurado pela saudade e, pouco tempo depois de pronto, também foi cercado por alguma tristeza, pois em pequenas localidades do interior de Minas Gerais - caso de Lavras Novas e, mais recentemente, de municípios da Serra do Cipó - medidas de isolamento foram sendo flexibilizadas, isto em um momento de aumento de mortes pelo COVID-19. Ao comentar a postagem desta foto nas minhas redes sociais, destaquei que posso ficar "com saudades, mas não vou a esses locais enquanto não for seguro, para os moradores, para mim e para os meus". Assim, para finalizar, peço licença para parafrasear nosso poeta Carlos Drummond de Andrade: "Lavras Novas é apenas um bordado na parede. Mas como dói! "Abraços e, se puderem, #FiquemEmCasa!













Golias Camilo Teixeira - Turma 88 EJA

O Golias Camilo, aluno da turma 88 da EJA também está aproveitando a quarentena pra fazer várias obras de arte e mandou pra gente algumas, entre esculturas e desenhos.


Rosto de um Amigo 

Feito de argila, olhando o rosto de um amigo.






O sofrimento 

O retrato de uma senhora como história muito sofrida, 
a história me deu vontade de desenhá-la.





Mostrando o caminho 

É um senhor conversando com um menino, quando estava fazendo eu pensei em Cristo conversando com uma criança.




Face de Cristo

Fiz o rosto de Cristo, para fazer: Grãos de café e cola.