Projeto Cinema História

Filme: "Machuca"- 120 min (2004)
Dia: 20/06 (seg)
Local: Auditório da Fae
Horário: SESSÃO - 8h-09h40
Debate- 10h às 11h40 (mediado por alunos do curso de história da UFMG, orientação Prof. Luiz Arnaut)
Turma: 8A, 8B e 8C (3º ciclo).

Sobre o Projeto Cinema História

"Trabalhar o cinema como ferramenta no ensino de História. Foi com este objetivo que nasceu o “Projeto Cinema História”, uma iniciativa dos alunos de licenciatura do curso de História da UFMG. Em seu 4° módulo, o Projeto consiste na exibição e discussão de filmes com alunos dos Ensinos Fundamental e Médio no Cine Humberto Mauro, localizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
 A cada módulo, a equipe do Projeto escolhe um tema que norteará a seleção dos filmes e o debate com os alunos. Um outro objetivo do Projeto é ampliar o conhecimento cultural dos alunos e, assim, são escolhidas produções de épocas, gêneros e países variados.
Durante todo o processo, a equipe se reúne em grupos de estudos para discutir a relação entre Cinema e História e os temas relacionados a película. Por meio das discussões, buscamos a confrontação das diversas imagens que o cinema cria acerca dos eventos e personagens históricos e as leituras que a historiografia realiza dos mesmos. O filme é abordado em sua dupla dimensão, como leitura e interpretação sobre um passado e como documento da época em que foi produzido".
Agendamentos: (31) 3236-7322 9u 3236-7389 - Gerência de Extensão da Fundação Clóvis Salgado (Virginia).

PROGRAMAÇÃO
Machuca

Direção: Andrés Wood
Duração: 120 min
Lançamento: 2004 (Chile, Espanha)
Gênero: Drama

Sinopse: Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.