IV Cine Paredão

MOSTRA CHAPLIN

30/09(Qui)
Dia:

Local: Pátio da Escola (próximo a cantina)
Horários:


1ª Sessão – 9h às 10h25 “O Circo” (71 min.) – 7ºB;
2ª Sessão – 11h às 12h15 “O Circo” (71 min.) – 7ºC;
3ª Sessão – 13h às 14h “Vida de Cachorro” (40min.) – 1ºC;

4ª Sessão – 14h às 15h “Vida de Cachorro” (40min.) – 1ºB;
5ª Sessão – 16h às 17h “O Garoto” (68 min.) – 4ºA.

Turmas: 1 º ciclo (1ºB e1ºC); 2º Ciclo (4ºA);3º Ciclo (7ºB e 7ºC).

Saiba mais sobre o tema do IV Cine Paredão:

Charles Spencer Chaplin Jr foi um dos atores mais famosos do período conhecido como Era de Ouro do cinema dos Estados Unidos. Além de atuar, Chaplin dirigiu, escreveu, produziu e eventualmente compôs a trilha sonora de seus próprios filmes, tornando-se uma das personalidades mais criativas e influentes da era do cinema mudo. Chaplin foi fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem ele dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade.
Seu principal e mais conhecido personagem é conhecido como Charlot, na França e no mundo francófono, na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, e como Carlitos ou também "O Vagabundo" (The Tramp) no Brasil, um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.
Em 2008, em uma resenha do livro Chaplin: A Life, Martin Sieff escreve:
"Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam”.
  

PROGRAMAÇÃO

 "O Circo" - 1928




 
Confundido com um ladrão, o vagabundo foge da perseguição da polícia e se vê no meio de um espetáculo circense. Ao tentar se desvencilhar dos policiais arranca risos da platéia, que o confunde com um artista. Logo, ele se apaixona pela filha do dono local.






"Vida de Cachorro"  - 1978




Carlitos se junta ao um pobre cachorro vira-lata e juntos lutam para obter uma vida melhor, ao lado de sua companheira a dançarina Edna.








"O Garoto" - 1921


 Um bebe é abandonado pela mãe que não tem condições de criá-lo. É encontrado e criado pelo Vagabundo. Conforme os anos se passam, o garoto e o Vagabundo  tornam-se uma dupla perfeita, bolando diferentes esquemas para conseguir o dinheiro para seu sustento.





FOTOS